Vasco Santos, conhecido no mundo dos esports por vsk, entrou recentemente nos Vodafone Giants como Head Coach de CS:GO. Em conversa com o EuJogador, o português respondeu a algumas questões acerca desta sua nova aventura e fez uma pequena antevisão da grande final da ESC Online Master League Portugal!
Qual é, para ti, a sensação de trabalhar numa das organizações mais conceituadas do país?
É um prazer enorme fazer parte de uma estrutura incrível como a dos Giants, estão sempre bastante preocupados e atenciosos com todas as equipas e sempre prontos a ajudar em tudo! Temos as condições perfeitas para dar ao clube os melhores resultados.
Qual foi o momento mais marcante da tua carreira como treinador?
A minha carreira como treinador é ainda muito curta. De momento o ponto mais alto foi mesmo quando recebi o convite, mas espero vir a substituí-lo por muitas mais conquistas no futuro.
Quais são os objetivos dos Giants para 2020?
O objetivo dos Giants vai ser sempre ganhar todos os torneios em que participamos, não existe outro tipo de pensamento dentro da equipa!
O que achas da nova atualização da Valve e em que parâmetros pode afetar o jogo?
A atenção que a Valve vem mostrando relativa ao jogo agrada-me imenso. Joguei a antiga versão do 1.6 e não tínhamos qualquer tipo de alteração e o jogo tornou-se chato, o que mais tarde levou ao fim do mesmo. Todos as atualizações da Valve trazem sempre alguma alteração, o que gosto bastante. Assim temos ainda mais esse desafio, ver o que mudou e tentar ao máximo aproveitar para o nosso benefício.
O que achas das equipas com mais de 5 jogadores e o padrão de rotação das mesmas?
Não me agrada minimamente e acho que a médio/longo prazo é muito mau para o núcleo e ambiente de uma equipa. O jogador sente ainda mais pressão sabendo que tem sempre alguém pronto para o substituir, por muito que essa situação também o obrigue a dar sempre o máximo. Esse pensamento, com ou sem suplentes, deve ser sempre igual!
O que esperas da final de domingo e de que forma podem os Giants surpreender e levar a vitória sobre os sAw que têm demonstrado uma boa fase?
O jogo de domingo é, como sempre, bastante importante para nós. Os jogos contra os sAw vão ser sempre especiais e diferentes. Espero que nesta final a nossa equipa cometa menos erros que nos encontros anteriores contra eles e que eles cometam mais erros do que antes. Sentimos que podemos mudar o rumo dos antigos confrontos e seria super importante fazê-lo já neste domingo. Sabemos que o favoritismo está do lado deles, mas sentimos que somos capazes de levar a taça para casa se tivermos ao nosso nível normal.
E vocês, que antevisão fazem à final de domingo?
Desde já gostaríamos de agradecer a disponibilidade de Vasco “vsk” Santos em conceder-nos esta entrevista. Foi muito interessante acompanhar o testemunho do Head Coach de CS:GO dos Vodafone Giants, visto que grande parte do seu trabalho é feito no backstage. Para se manterem informados acerca do seu percurso, recomendamos que o sigam nas redes sociais!