Com o aproximar do lançamento de FIFA 19, resolvemos falar com José Soares. Ele é um dos melhores jogadores profissionais de FIFA em Portugal e teve a amabilidade de nos conceder esta entrevista!
José “Runrun” Soares é um jogador profissional de FIFA. Representa os For The Win eSports nesta modalidade, juntamente com Nuno “FTW_nunobc” Barateli. Desde que se dedicou às competições de FIFA em 2016, José conta já com um palmarés considerável. Uma e-Taça CTT by Allianz (FIFA 18), uma Liga PlayStation (FIFA 17) e um torneio da Gamergy ES (FIFA 16).
Como te sentes no meio competitivo de esports em Portugal?
Sinto-me cada vez melhor neste meio, isto porque sinto que tanto eu como a scene portuguesa de esports está a crescer bastante. É algo que me deixa bastante satisfeito: conseguir acompanhar este crescimento e estar em sintonia com a mesma.
Numa entrevista à Red Bull Portugal indicaste que não entras “em nenhuma competição com a expectativa de ganhar”, mas sim que vais fazer o teu trabalho e dar o teu máximo. Sempre tiveste este foco ou veio de experiência?
Não, nem sempre tive este foco. Em tempos existia uma ânsia muito grande de ganhar e isso fazia com que metesse muito mais pressão para além da que já tenho normalmente.
A minha mentalidade agora passa muito por trabalhar ao máximo, sem desculpas, com o FIFA como prioridade e estar concentrado ao máximo no jogo sem pensar se vou ganhar ou perder. No final de contas, se estiveres bem treinado e de cabeça limpa é muito mais provável as coisas saírem como tu queres.
Enquanto jogador profissional de FIFA, o teu treino consiste em horas de jogo, testes de reflexos ou mais que isto?
Enquanto jogador profissional de FIFA, o meu treino passa muito por estar horas a jogar, mas horas de qualidade. Todos os dias tento encontrar parceiros de treino, também com um bom nível de FIFA, para estar sempre a aprender e a melhorar as minhas técnicas.
Agora, como pessoa, e para manter a minha cabeça a 100%, gosto bastante de ter uma vida equilibrada, de ir ao ginásio, de estar com a minha família, amigos e procuro isso ao máximo. Acho que é a forma mais correta de manter a cabeça saudável, para não estar sempre a “matutar” no mesmo.
O que te levou a dedicar ao competitivo de FIFA?
O principal motivo para esta dedicação é o gosto pelo jogo. Quando fazes o que gostas não precisas de te preocupar com mais nada. Depois, como é óbvio, com o evoluir da scene portuguesa fica mais fácil gostares ainda mais do que fazes.
Referiste no twitter que “se continuar com as condições que tenho agora, vou estar numa presencial da EA”. Com o lançamento de FIFA 19, é um objectivo que se vai tornando cada vez mais possível?
É um objectivo que está bem vincado na minha cabeça. Actualmente tenho todas as condições necessárias graças à For The Win eSports Club. O facto de ter um espaço próprio para trabalhar (gaming house) motiva-me bastante e sempre que estou lá a treinar estou sempre muito mais focado.
E vocês, o que acharam desta entrevista?
Agradecemos a disponibilidade de José Soares e da organização da FTW! Digam-nos nos comentários que outras perguntas gostavam de ver respondidas.