Esta segunda e quarta-feira tivemos mais uma jornada da ESC Online Master League Portugal. A competição que nos traz o melhor Counter-Strike português começa a chegar ao fim, sendo que na próxima semana teremos a última jornada da liga!
Segunda-feira
O confronto inaugural da jornada colocou frente a frente OFFSET, a desilusão da competição, e Galatics. No que diz respeito aos picks e bans, a equipa dos Galatics vetou Train e escolheu Nuke e a equipa capitaneada por Zlynx vetou Vertigo e escolheu Overpass. Foi no primeiro mapa vimos um domínio da equipa de Zelin, tendo vencido por 16-6. No segundo mapa, previa-se uma vitória confortável dos OFFSET no seu mapa de escolha. Galatics disputou Overpass até ao final levando o confronto para overtime, no entanto, no prolongamento, os OFFSET destacaram-se e derrotaram o adversário por 19-16. O AWPer dos OFFSET, obj foi eleito o MVP da partida.
O segundo confronto da noite e o mais aguardado da jornada foi entre sAw e Giants. A transmissão oficial do jogo chegou às 11 mil pessoas em simultâneo. A equipa dos sAw chegava ao clássico depois de várias horas de competição, estando a competir desde as 11 horas da manhã para o qualifier da Home Sweet Cup 6. A equipa portuguesa acabou por vencer o qualifier terminando o último confronto da competição até bem perto da hora do confronto contra a equipa de fox. Os mapas jogados foram Dust II e Vertigo escolhidos por Giants e sAw, respetivamente. O primeiro mapa acabou por sorrir para o lado de stadodo e companhia, tendo estes vencido por 16-11 no mapa de escolha da equipa adversária. No segundo mapa, sAw não deixou Giants respirar, aplicando um resultado elástico de 16-3. O espanhol arki foi nomeado o MVP da série após um rating médio de 1.79 e 50 kills em apenas 2 mapas.
Quarta-feira
O dia de quarta-feira começou com um duelo entre NPlay GTZ Bulls e For The Win. Os mapas vetados foram Nuke e Mirage pelos bulls e pela fénix, respetivamente. O primeiro mapa foi Vertigo escolha dos GTZ que utilizaram rbr no lugar de k0mpa que largou não só os bulls, mas também a carreira de jogador. A FTW acabou por vencer o mapa mais recente da rotação competitiva, num 16-9. No segundo mapa, a FTW voltou a impor-se sobre os bulls, desta vez por um resultado mais apertado, 16-12. O rifler português shellzi foi eleito o MVP do jogo.
A sexta jornada da ESC Online Master League Portugal terminou com a série entre Baecon e eXploit ocupantes da 3.ª e 4.ª posição da tabela classificativa à hora do jogo. Relativamente aos vetos, Baecon decidiu vetar Vertigo e escolher Train e os eXploit retiraram Mirage da equação e decidiram jogar Nuke. No primeiro mapa, tivemos um jogo muito disputado que terminou em 16-14 a favor dos eXploit. No segundo mapa, Baecon foram dominantes, derrotando eXploit em Nuke por 16-6. O in-game-leader da equipa dos Baecon foi nomeado o MVP da partida.
E vocês, o que acharam da 6.ª jornada da ESC Master League Portugal?
Chegando à última jornada com tantas equipas na luta por um lugar nos playoffs, são vários os cenários que se levantam. A equipa dos sAw, invicta na competição, já garantiu um lugar na próxima fase, em 1.º lugar, mesmo que perca.
Baecon, uma equipa recentemente formada, surpreendeu e chega à última jornada no 2.º posto, à frente de equipas como Giants e OFFSET. A permanência nesta lugar depende apenas de si mesmo, no entanto, avizinha-se um confronto complicado contra os OFFSET.
Giants ainda não garantiram vaga na fase final da competição, tendo encontro marcado com NPlay GTZ Bulls na próxima jornada. Para que os Giants passem em 2.º, necessitam de vencer e esperar que Baecon facilite.
No que diz respeito à equipa da FTW, mesmo no 4.º lugar da liga e com 19 pontos, a fénix parece ter caminho facilitado para chegar à fase final da competição. Para que tal aconteça, apenas tem de pontuar, caso eXploit perca e OFFSET não vença. Vencendo os Galatics carimbam a passagem aos playoffs da ESC Online Master League Portugal.
Relativamente à equipa dos eXploit, soma 18 pontos em 6 jornadas e tem a passagem à fase seguinte dificultada. Mesmo com o 5.º lugar à penúltima jornada, eXploit terá pelo caminho os líderes isolados e invictos na competição, sAw. Jogos menos conseguidos podem agora custar caro à equipa de Pizituh.
OFFSET não tem hipótese de passar à fase final, mas ainda pode acabar em penúltimo. Isto traduziria-se na presença da equipa no qualificador fechado da próxima edição. Para que os OFFSET permaneçam na liga dependem apenas de si.
NPlay GTZ Bulls termina a sexta jornada da liga no penúltimo lugar da tabela com 11 pontos. Os bulls apenas não permanecem na atual posição se vencerem pelo menos um mapa e esperarem que os OFFSET tropecem. Por sua vez, Galatics com apenas 4 pontos somados à 6.ª jornada da ESC Online Master League Portugal não tem nenhum objetivo para a última jornada. Colocando em cima da mesa todos os cenários a equipa não conseguirá sair do último lugar e terá que jogar o qualificador fechado da próxima edição.
As nossas previsões para a última jornada da ESC Online Master League Portugal são as seguintes:
- sAw 2-0 eXploit;
- Galatics 0-2 FTW;
- Baecon 2-0 OFFSET;
- Giants 2-0 NPlay GTZ Bulls;
Tendo em conta estes resultados a nossa previsão para a composição final da tabela classificativa é a seguinte:
- sAw;
- Baecon;
- Giants;
- FTW;
- eXploit;
- OFFSET;
- NPlay GTZ Bulls;
- Galatics;