Decorreu esta semana um dos torneios mais históricos que a ESL nos proporciona, a IEM Katowice XIV. As melhores equipas do mundo não defraudaram e presentearam-nos com uma semana de Counter-Strike ao mais alto nível.
Formações como Tyloo, Cloud9, Renegades e Virtus.pro tinham as suas hipóteses reduzidas dado o nível das restantes equipas. Ainda assim, cumpriram a sua parte ao disputarem ao máximo as suas derrotas. Já os Ninjas in Pyjamas eram uma das equipas das quais não se esperava muito. Os suecos despediram-se de Katowice com derrotas com Na´Vi e Vitality e uma vitória categórica contra Cloud9.
O quinteto dos MAD Lions vinha de um excelente começo de ano e as expectativas eram grandes, na medida em que era perguntado o que faria esta equipa no meio dos “tubarões”. Infelizmente, despediram-se do torneio com derrotas contra Evil Geniuses e Mousesports e uma vitória contra Virtus.pro. Fica a sensação de que contra equipas do nível inferior ou equivalente a equipa dinamarquesa consegue sobressair, porém, com equipas mais fortes, os mesmos ainda não estão à altura.
A 1.ª desilusão foram os Evil Geniuses. O 1.º confronto terminou numa vitória para os norte-americanos, mas contra os Liquid acabaram por perder 2-1. Já no jogo decisivo contra uns desacreditados 100Thieves, a equipa liderada por Stanislaw repetiu o resultado da sua derrota.
Os franceses dos Vitality foram reféns do nível do torneio. Apesar de terem vencido, pacificamente, os NiP por 2-0, os seguintes confrontos frente a Astralis e FaZe terminaram com derrotas por 2-0 e 2-1, respetivamente. Um pouco à semelhança dos Vitality, faltou sorte aos FaZe no sorteio dos adversários. Venceram Vitality e Renegades e foram batidos pelos Na´Vi por duas vezes em 2 confrontos que podiam ter caído para ambos os lados.
Os Mousesports também tinham tido um início de ano fantástico, mas a equipa capitaneada por Karrigan não conseguiu transpor essa boa fase para o torneio de Katowice. A equipa europeia venceu Tyloo e MAD Lions, foi derrotada pela formação dos G2 e no confronto decisivo contra 100Thieves acabaram derrotados por 2-1.
Liquid chegaram às semi-finais do torneio tendo sido derrotados pela equipa russa dos Na´Vi. Por sua vez, os 100Thieves foram uma das surpresas do torneio. Apesar do início dos australianos não ter sido muito positivo com a derrota frente aos G2, os comandados por azr venceram os Tyloo com alguma tranquilidade. Posteriormente, os 100Thieves defrontam Evil Geniuses e Mousesports e surpreenderam tudo e todos ao vencer ambos os confrontos.
Relativamente aos Astralis estes pretendiam a proeza de alcançar mais uma final. Porém, o sonho terminou frente aos Na´Vi, num 2-0 de tal desequilíbrio que ambos os mapas terminaram 16-5. Já os Fnatic também conseguiram chegar à semi-final tendo pela frente uma das surpresas do torneio, os franceses dos G2. Num jogo muito disputado, os franceses levaram a melhor por 2-1.
Estavam encontrados os finalistas, Na´Vi e G2. Todos os jogadores dos Na´Vi estão em excelente fase de forma e é admirável a rapidez com que Perfecto se encaixou no quinteto. O próprio in-game-leader, Boombl4, apresentou-se muito bem para além dos inevitáveis S1mple e eletronic. Por sua vez, os G2 chegavam à final sem perder um único BO3, algo notável. Numa final BO5, os russos “despacharam” os franceses em 3 mapas com uns incríveis 16-4 em Nuke, 16-13 em Dust II e 16-2 em Mirage.
E vocês, o que acharam da IEM Katowice XIV?
Terminada a IEM Katowice XIV resta-nos olhar para trás para apreciar este grande torneio. Foi possível presenciar exibições incríveis, enormes surpresas e upsets inesperados. Estamos ansiosos para voltar a assistir a Counter-Strike do mais alto nível, mas queremos saber as vossas opiniões. Digam-nos o que acharam deste torneio e qual foi o vosso MVP!