Nos jogos multiplayer, perder para um BOT é motivo de chacota. Muitas vezes usado como adjetivo para os maus jogadores, os BOTs são vistos como alvos fáceis. Um BOT na maior dificuldade não deve apresentar grande desafio a um jogador mediano. Porém, há BOTs e BOTs. Recentemente, os BOTs da OpenAI derrotaram uma equipa de antigos profissionais de Dota 2. Isto revela um enorme avanço no algoritmo e pode trazer algumas preocupações!
Há cerca de mês e meio, os BOTs da OpenAI estrearam-se a vencer uma equipa de humanos. No entanto, os cientistas por trás da instituição de Elon Musk não queriam ficar por aí. A uma velocidade de treino equivalente a 180 anos por dia, o algoritmo continuou a aprender e a melhorar. Desta vez, os adversários eram de peso. Uma equipa de 3 veteranos, 1 caster e 1 atual jogador. Para fascínio de muitos, os humanos não tiveram qualquer hipótese. Temos no entanto de salientar que as regras foram ajustadas para ajudar os BOTs, sendo seleccionáveis apenas 18 personagens.
No primeiro jogo, a equipa constituída por Ben “Merlini” Wu, William “Blitz” Lee, Ioannis “Fogged” Lucas, David “MoonMeander” Tan e Austin “Capitalist” Walsh não conseguiu destruir qualquer torre inimiga. Na segunda partida, os humanos já conseguiram levar uma torre. Visto que era à melhor de 3, os BOTs já sabiam que tinham ganho, perdendo assim pela única vez. Abaixo podem ver a totalidade das partidas, sendo impressionante avaliar as decisões dos BOTs.
E vocês, o que acham da OpenAI?
Em maio, os BOTs da OpenAI perdiam para equipas amadoras. Em agosto, já conseguem derrotar equipas compostas por jogadores de renome. Durante o The International 8, pretende-se colocar frente a frente os melhores jogadores no ativo contra estes BOTs. Só nos resta esperar para ver o que vai sair desse embate.
A tecnologia é incrível e é treinada a uma velocidade alucinante. Os BOTs cada vez menos são sinónimo de alvos fáceis e colocam cada vez mais dificuldades aos profissionais de cada jogo. Acreditamos que irá chegar o dia em que seja impossível derrotar estes algoritmos. Quando esse dia chegar acham que vamos deixar de ver equipas humanas em competição? Será que vamos ter torneios exclusivos para BOTs? Só o tempo o dirá, mas até lá queremos saber as vossas opiniões!