Os eSports são, cada vez mais, uma modalidade vista com bons olhos. O seu enorme potencial e crescimento não são indiferentes aos maiores clubes do mundo. A nível nacional também não passam despercebidos, visto que já temos alguns clubes que se dedicam a esta modalidade, tais como Sporting e Estoril.
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu então seguir a tendência, criando a FPF eSports! Esta nova divisão promove várias competições, arrancando já em junho!
O objetivo desta nova divisão da FPF é formar uma comunidade de jogadores de FIFA, oferecendo mais e melhores condições para o desenvolvimento dos talentos a nível nacional. Este é também um ótimo impulso para os eSports, tendo em conta os recursos da FPF. Na plataforma estão disponíveis competições e torneios com prémios bastante apelativos, algo que irá certamente agradar à comunidade.
Fernando Gomes, presidente da FPF, referiu que:
A Federação Portuguesa de Futebol não poderia deixar de criar um setor específico para acompanhar a evolução de eSports e de seguir esta realidade dos jogos virtuais. São realidades que nós temos de estar atentos e, nesta perspetiva, a FPF – como entidade que tem pugnado pela inovação e pelo desenvolvimento, não poderia deixar de estar na linha da frente relativamente a esta orientação da prática do futebol
A primeira prova oficial promovida pela FPF eSports é o Allianz Challenge. Com prémios superiores a 20 mil euros, este é um ótimo ponto de partida. Para os interessados, é possível fazerem o vosso registo aqui.
A prova estará dividida em 3 plataformas: PS4, Xbox One e PC. O torneio irá apurar os 16 melhores de cada plataforma, sendo que a fase online arranca a 22 de junho. A final do Allianz Challenge terá lugar na Cidade do Futebol, sede da FPF, a 22 de julho. O vencedor do torneio terá direito a um prémio de 10 mil euros e ainda a uma viagem de três dias até à Dinamarca. O vencedor não irá só a passeio, visto que terá a oportunidade de jogar contra Agge Rosenmeier, bicampeão mundial de FIFA.
E vocês, o que acham desta iniciativa?
É um prazer enorme trazer notícias deste género. Grandes entidades nacionais entrarem nos eSports só mostra o enorme potencial desta nova modalidade. O seu crescimento é notório e ninguém fica indiferente!
Com prémios bastante aliciantes, o Allianz Challenge é uma ótima forma de dar início à FPF eSports. Digam-nos nos comentários se vão participar, o que acham desta iniciativa e o que acham que a FPF pode fazer pelos eSports a nível nacional.