É já tradição aqui no EuJogador fazermos a nossa retrospetiva do ano que terminou, nos primeiros dias de cada ano. Olhamos para o passado para podermos planear o futuro e é com todo o gosto que vos damos a conhecer todo este processo.
Retrospetiva
No seguimento de um ano atípico como foi 2020, foi nossa especial missão continuar a trazer-vos o máximo de conteúdo possível. Sempre a pensar nas mais variadas comunidades de esports nacionais, tentamos cobrir o máximo de modalidades possíveis. A preferência daqueles que nos seguem perante determinadas modalidades é notória, mas tentamos não descurar aquelas que não tendem a ser o foco. Queremos contribuir para o crescimento dos esports em Portugal e para isso acreditamos que não nos devemos focar nas modalidades ditas principais.
Relativamente ao nosso Twitter, temos vindo a reforçar cada vez mais a nossa presença por lá. É sem dúvida o melhor local para manter contacto com a comunidade, ao mesmo tempo que servimos informação rápida e concisa. Muitos dos nossos tweets foram posteriormente complementados com artigos aqui no EuJogador e é com esta fórmula que estamos a pensar abordar 2022. Olhando para trás e vendo que muitos dos nossos tweets serviram de “inspiração” para outros tweets, acreditamos estar a fazer um bom trabalho.
No que toca ao nosso canal de YouTube, abordamos novas formas de partilhar os vossos vídeos favoritos. A introdução dos Shorts é, no entanto, o principal destaque e esperamos continuar a explorar esta vertente neste ano que agora começa.
Por fim, mas não menos importante, mantivemos um forte apoio a algumas competições nacionais, tais como a Dream League Portugal e a EuJogador XMAS Cup de Call of Duty. O EuJogador não gera praticamente nenhuma receita, mas tentamos sempre contribuir monetariamente para ajudar quem quer dinamizar a vertente competitiva das mais variadas modalidades.
Metas de 2021
As metas estabelecidas no início de 2021 serviram de base para aquilo que pretendíamos fazer ao longo do ano. No entanto, depois de estabelecidas, não voltamos a olhar para elas até hoje. Isto porque acreditamos que se fizermos o nosso melhor, com certeza que a maioria das metas poderão ser alcançadas. Assim, este é o balanço das metas de 2021:
- Escrever 175 artigos – Mesmo com o desconfinamento e com a necessidade de conciliar um novo trabalho, foram escritos 202 artigos;
- 2000 subscritores no YouTube – Estivemos perto, mas terminamos 2021 com apenas 1940 subscritores;
- Publicar 100 vídeos – Não foi possível manter o ritmo de 2020 e mesmo com a introdução dos Shorts, não conseguimos publicar mais de 68 vídeos;
- 1500 seguidores no Twitter – Fruto do constante esforço feito nesta rede social, terminamos o ano de 2021 com 1818 seguidores;
Apesar de ambiciosas, algumas das metas foram atingidas e ultrapassadas categoricamente. No entanto, as metas estabelecidas para o nosso canal de YouTube não foram alcançadas e esperamos mudar isso neste ano que tem agora início.
Metas para 2022
Qualidade estará sempre acima de quantidade, mas queremos partilhar novamente alguns números para servirem de base do que esperamos atingir ao longo deste ano:
E vocês, que retrospetiva fazem do EuJogador em 2021?
Numa tentativa de voltar ao normal depois de um ano como o de 2020, tentamos continuar a informar-vos da melhor maneira possível. Seja aqui ou através do Twitter, a verdade é que a nossa principal missão é divulgar tudo o que se passa no mundo dos esports e tentamos fazê-lo sempre com a maior brevidade possível. Infelizmente, nem sempre trazemos as notícias na velocidade que gostaríamos, mas é por todos vocês que nos lêem que este esforço é feito. Já em termos de entretenimento, esperamos que o nosso canal de YouTube tenha contribuído para isso mesmo.
Temos vários planos que esperamos dar-vos a conhecer ainda este ano. São coisas que já temos vindo a idealizar há alguns meses e acreditamos que no aniversário do EuJogador consigamos ter tudo pronto para partilhar convosco. Até lá, queremos saber as vossas opiniões em relação ao nosso trabalho neste ano que terminou e o que esperam ver em 2022!
