Já há muito tempo que queríamos partilhar convosco Retrograde Arena. Desde maio que temos estado atentos a este título da Freemergency Studio, mas só agora nos foi possível escrever este artigo. Isto não é necessariamente uma coisa má, visto que desde então o jogo passou a ser free to play. Desta forma, qualquer jogador poderá experimentar este título diferente do habitual, que nos cativou imenso!
Tal como o nome indica, Retrograde Arena possui um estilo característico, que nos faz viajar no tempo. A interface simula o aspeto dos antigos monitores CRT, o que no primeiro contacto faz com que se estranhe um pouco o visual do jogo. No entanto, aliando-o à excelente banda sonora, rapidamente o jogador é envolvido nesta temática e a nostalgia começa a surgir. Neste twin stick shooter, o jogador tem sob o seu controlo um drone, com o qual deve destruir os drones adversários. No entanto, as armas não causam qualquer dano, uma particularidade que distingue Retrograde Arena dos demais.
As físicas de movimento possuem especial destaque, dado que, apesar de não causarem dano, as armas servem para auxiliar o movimento dos jogadores e para empurrar os adversários. Isto porque, a única forma de eliminar os restantes drones é fazendo com que toquem nos objetos vermelhos espalhados pelo mapa. Ao contrário dos objetos azuis que permitem que o jogador lhes toque e dos amarelos que o repelem, os objetos vermelhos destroem os drones ao mínimo toque. O controlo do drone é feito através do WASD, que por si só não é suficiente. Cabe ao jogador usar a sua arma da melhor forma, seja para se mover mais rapidamente ou para evitar obstáculos e tiros adversários. Para tornar o ritmo de jogo ainda mais frenético, são várias as armas que vão aparecendo no mapa, o que aumenta ainda mais o nível de concentração num jogo com um conceito tão simples.
E vocês, já experimentaram Retrograde Arena?
Apesar de nos ter chamado à atenção pelo seu conceito e visual, nunca pensamos divertir-nos tanto com Retrograde Arena. O jogador não tem qualquer momento de descanso do início ao fim das partidas, tornando-o num título super divertido para jogadores casuais e também para os mais competitivos. Visto que é agora um título free to play, recomendamos vivamente que experimentem Retrograde Arena. Queremos saber as vossas opiniões em relação a este título que nos surpreendeu pela positiva e que iremos certamente continuar a jogar!