Já corriam alguns rumores acerca de alterações aos circuitos nacionais de FIFA, mas apenas ontem é que a FPF Esports se pronunciou oficialmente. Por imposição da EA Sports, os circuitos nacionais de 1×1 e 11×11 irão sofrer alterações, iniciando-se um novo ciclo para o futebol virtual em Portugal!
O Motivo
Estas alterações surgem por parte da EA Sports, que alega que qualquer federação associada à FIFA está impedida de organizar atividades no modo de jogo Pro Clubs. Limitações no 1×1 também foram impostas, o que levou à suspensão destes 2 circuitos por tempo indeterminado. Posto isto, a FPF Esports pretende abrir um novo ciclo no futebol virtual nacional, que vá de encontro às regras impostas pela EA Sports, dando especial destaque aos clubes e a um sistema competitivo baseado nas grandes competições internacionais.
As Alterações
No que diz respeito ao Pro Clubs, infelizmente não existe qualquer margem de manobra. A EA Sports foi bastante severa e resta agora esperar que qualquer entidade que não seja uma federação ligada à FIFA tenha vontade e capacidade de pegar no legado deixado pela FPF Esports. Este que é um modo de jogo vivido tão intensamente no nosso país, merece, sem qualquer dúvida, uma competição à sua altura.
Relativamente ao 1×1, o FPF Esports Master by MEO foi a última competição a coroar um campeão nacional individualmente. Estas competições passarão a ser denominados por Challenges e irão limitar-se a contribuir para o desenvolvimento competitivo dos jogadores. Surge assim o prémio MVP de modo a definir o melhor jogador do ano, com base nos vários Challenges da época.
O Futuro
Face a todas estas adversidades, a FPF Esports viu-se obrigada a atuar e a dar um novo rumo aos circuitos nacionais. De forma a assemelharem-se aos modelos competitivos da FIFA eNations Cup e UEFA eEuro, o modelo definido de eleição será o de 2×2. Cada plantel poderá albergar, no máximo, 5 elementos, não tendo sido referido se a plataforma de cada jogador tem impacto. Existe ainda a possibilidade de se realizarem competições 3×3 para os circuitos da UEFA.
A FPF Esports deixou ainda bem claro o reforço na aposta em Pro Evolution Soccer, pretendendo desenvolver a modalidade junto dos clubes e associações.
E vocês, o que acham destas alterações aos circuitos nacionais de FIFA?
Face à imposição da EA Sports para com federações associadas à FIFA, a FPF Esports viu-se obrigada a alterar os circuitos nacionais de FIFA. Assim, a aposta em Pro Clubs encontra-se suspensa por tempo indeterminado e o modo 1×1 sofreu alterações para se adaptar aos formatos internacionais. No meio de tanta mudança, vale a pena salientar a maior aposta em Pro Evolution Soccer, o que nos deixa cheios de curiosidade!
Dada a controvérsia de algumas decisões difíceis de tomar, queremos saber as vossas opiniões em relação a toda esta situação. Em especial, partilhem connosco o que esperam que aconteça com o Pro Clubs no nosso país e o que acham da criação do prémio MVP!