A FPDE anunciou, na passada sexta-feira, o seu programa de incubação de esports, o FPDE Esports Incubator. Gerido em colaboração com parceiros nacionais e internacionais, este programa tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos apresentados por membros da federação.
Reinaldo Ferreira, Vice-Presidente da FPDE e coordenador do programa, afirmou em comunicado de imprensa que “o desenvolvimento do desporto eletrónico em Portugal passa pela profissionalização de todos os seus intervenientes”. O mesmo ainda avançou que “este programa irá apresentar várias ações com diferentes objetivos, envolvendo parcerias com entidades nacionais e internacionais”. Por fim, esclareceu ainda que “a internacionalização será um dos cenários mais comuns neste programa”, de modo a justificar a escolha da nomenclatura do programa.
Até à data o FPDE Esports Incubator conta com duas ações, a “Go Club” e a “Go Global“. A 1.ª destina-se a equipas nacionais que queiram dar um passo na sua constituição como clube, garantindo mentoria e serviços jurídicos e legais sem quaisquer custos. Já a 2.ª destina-se a empresas que pretendam iniciar ou reforçar a sua internacionalização, tendo ao seu dispor formação e consultoria durante o período de 1 ano. Os detalhes e critérios de elegibilidade pode ser consultados aqui.
E vocês, o que esperam do FPDE Esports Incubator?
Alguns dias depois de ser anunciado, decidimos partilhar a mais recente iniciativa da Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos. O FPDE Esports Incubator pretende apoiar projetos nacionais, mantendo sempre em vista a sua internacionalização. Desta forma, atletas, equipas, clubes e outras organizações poderão vir a usufruir desta iniciativa, de modo a solidificarem a sua presença nacional e internacional. Estamos curiosos para saber como se irá desenrolar este programa!