Hearthstone é muito mais do que aquilo que se vê. O jogo da Blizzard tem bastante ação em segundo plano, algo que os jogadores têm de ter em consideração. Na maioria dos casos, as interações “causa e efeito” entre cartas são fáceis de prever. Porém, algumas situações caricatas acontecem, chegando até a serem um problema. A Blizzard pretende que isto deixe de acontecer, tendo uma atualização de mecânicas de jogo em Hearthstone planeada para breve!
Josh Durica, engenheiro de jogabilidade, explica no vídeo que acompanha este artigo quais as situações que pretende solucionar. Cartas com o texto “whenever” e “after” estão a ser repensadas, de modo a que funcionem devidamente.
Um dos exemplos dados no vídeo para as cartas com o texto “whenever” é a Violet Teacher. Sempre que um feitiço for lançado, esta carta evoca um Violet Apprentice 1/1. Já para as cartas “after” é o Wild Pyromancer que causa 1 de dano a todos os minions depois de um feitiço ser lançado. Ambas as cartas interagem com feitiços, mas em momentos diferentes. Cartas com “whenever” são acionadas antes do feitiço ter efeito, enquanto que as cartas “after” esperam primeiro pelo feitiço e só depois são ativadas. Como podemos ver no vídeo, estas mecânicas podem ser um pouco traiçoeiras, visto que acabam por destruir todo o esforço do jogador.
Com isto em mente, a atualização de mecânicas traz algumas regras novas que irão ajudar os jogadores a prever melhor as jogadas. A primeira regra é que cartas “after” só serão ativadas caso estejam presentes no momento da ação. Neste exemplo, Wild Pyromancer precisaria de já estar em campo quando o feitiço foi jogado para que fosse ativado.
A segunda regra que será introduzida na atualização está relacionada com a ordem como o jogo aciona as mecânicas. Até então, Hearthstone acionava as mecânicas olhando primeiro para o tabuleiro, em segundo para a mão do jogador e em terceiro para o deck. Isto faz com que algumas interações gerem situações estranhas como podemos ver no vídeo. A partir da atualização, o jogo irá olhar para as 3 “zonas” e só depois acionar as interações (ainda pela mesma ordem).
E vocês, já presenciaram algum destes problemas?
Por trás do bonito aspeto de Hearthstone,milhares de linhas de código garantem uma boa interação entre todas as cartas. Infelizmente, é impossível prever todos os casos. Felizmente Josh Durica e a sua equipa estão atentos e já estão a preparar melhorias para algumas destas mecânicas.
Este é um pequeno pormenor, mas que poderá fazer toda a diferença. Assim sendo, esta atualização é muito bem vinda! A Blizzard irá lançar atualizações semelhantes aos poucos, de modo a garantir que não cria mais problemas do que os que já existem.
Todo o feedback é bem vindo, por isso digam-nos se já vos aconteceu algo semelhante e se ditou o destino do jogo.